Prazer, Bárbara!
Curiosa, inquieta, filha de migrantes, cidadã do mundo. Fundadora da Navegantes, Bárbara está à frente da Gestão do Negócio e de Pessoas do nosso projeto. Em seu trabalho como Psicóloga Clínica Intercultural, já dedicou sua escuta a mais de 24 países, com ênfase no acolhimento de mulheres imigrantes de língua portuguesa.
Bárbara Lima de Andrade
CRP: 23403 - 01ª Região - DF

O seu ponto de partida:
Para início de conversa, todo mundo parte de um ponto de partida.
O de Bárbara: ela nasceu em uma família de muitos migrantes, pessoas que decidiram arriscar a vida em um país que não era o seu. Isso lhe trouxe uma sensação constante de transitoriedade e mudanças repentinas. Cresceu ouvindo inúmeras histórias sobre a dura realidade de recomeçar, adaptar-se, encarar o desconhecido – e, muitas vezes, pouco acolhedor – de outra cultura. Coragem, nesse contexto, é o mínimo que se exige.
Essa perspectiva foi amplificada pelo fato de ter crescido em Brasília, uma cidade marcada pelo multiculturalismo e pelo deslocamento. Construída por candangos vindos de todos os cantos do Brasil, Brasília é um reflexo vivo de encontros e desencontros culturais, um cenário que reforçou em Bárbara a ideia de que a vida é, por essência, movimento e transformação.
Seu pai, ao batizá-la, contrariando a escolha da mãe, fez questão de perpetuar uma marca: Bárbara, que significa "mulher estrangeira".


A Escrita:
O lançamento do livro "Mulheres que Transformam Mulheres", no qual Bárbara Andrade contribuiu como coautora, aconteceu em março de 2023. Com sensibilidade e experiência, Bárbara trouxe ao livro uma narrativa profundamente ancorada no contexto migratório, refletindo sobre a força e as transformações que emergem das histórias de mulheres em travessias físicas, emocionais e culturais – especialmente a sua própria, como filha de migrantes.
Para Bárbara, a escrita é um espaço de reencontro consigo mesma e de reinvenção. No capítulo "Quando Nasce uma Escritora... Renasce uma Mulher", ela revela que o ato de escrever vai além da expressão criativa; é um processo de transformação, no qual cada palavra carrega um pedaço da jornada de quem escreve.
Ao narrar histórias, especialmente dentro do contexto migratório e das transições de vida, Bárbara se vê reconstruindo narrativas e, ao mesmo tempo, resgatando partes de si mesma que talvez estivessem adormecidas.
Podcast: Ponto de Partida
Ponto de Partida Podcast é o espaço que dá voz àqueles que estão em movimento, os cidadãos do mundo. Criado pela psicóloga intercultural Bárbara Andrade, e pela Advogada Nathalia Allaion, o podcast é um ponto de refúgio e diálogo para quem imigrou, para quem pensa em migrar e até para aqueles que estão se preparando para retornar.
Com o objetivo de oferecer apoio emocional e promover a integração, Ponto de Partida aborda, os desafios e as transformações vividas por quem atravessa fronteiras – físicas, emocionais e culturais. Cada episódio busca conectar e ressignificar as experiências de quem se adapta a novos contextos e culturas.


Trajetória:
Barbara Andrade une a escuta sensível às questões de migração e interculturalidade. Formada em Psicologia, atuou por oito anos com Psicologia Organizacional e do Trabalho no setor industrial. Com especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano pela PUC-PR, sua ênfase de estudos é a escuta de mulheres imigrantes.
Sua trajetória profissional sempre foi conectada à realidade e ao compromisso social, o que a levou a dedicar grande parte dos últimos anos às pautas de migração, expatriação e refúgio. Barbara acredita que não existe Psicologia sem compromisso com a transformação social, e é com essa visão que ela desenvolve seu trabalho.
Em meio a todas essas questões, criar o eccosistema de saúde mental para quem se move, a Navegantes se tornou uma extensão natural do trabalho de Bárbara, unindo seu compromisso com o bem-estar emocional dos imigrantes à sua visão de oferecer soluções inovadoras e eficazes. Dar vida a esse projeto representa não apenas um passo na sua carreira, mas também um movimento de transformação social, com o objetivo de criar uma rede de apoio que abarca o cuidado psicológico, a integração cultural e o fortalecimento de comunidades imigrantes.